5 passos para abrir uma empresa com equilíbrio

5 passos para abrir uma empresa com equilíbrio

O brasileiro tem veia empreendedora e é difícil de negar. Prova disso é o crescente número de empresas surgindo ao longo dos anos e os exemplos de negócios que surgiram “do nada” e caíram no gosto do público.

Mas só vontade de fazer dar certo não garante resultados concretos. Nessa hora, é importante criar consciência de que cada caso é um caso e há pontos importantes no processo de criação de uma empresa para que você tenha 2 das principais matérias-primas para a construção de um negócio sólido: liberdade e equilíbrio.

1 – Busque por ideias e analise a viabilidade de acordo com o seu perfil

Se seu público tem um problema e você molda o seu negócio para resolvê-lo, está aí a oportunidade.

Teve uma ideia? Chegou o momento de entender profundamente o seu perfil e objetivos. Explicamos: uma ideia por si só já é um grande fator. Porém, ela é potencializada quando incluída num negócio que seja propício ao seu desenvolvimento.

É essa análise de viabilidade do negócio que fará uma ideia se tornar A IDEIA.

2 – Acredite em você e no potencial do seu negócio

Passo 1 concluído? Chegou um dos momentos mais importantes desse processo: acostume-se com a ideia de que você é capaz de executar grandes feitos.

Pode parecer muito simples, mas quem já empreendeu sabe a quantidade de obstáculos que aparecem pelo caminho e a tendência que eles têm de nos fazer fraquejar.

É nessa hora que se deve lembrar de tudo o que está em jogo: uma grande ideia, que atende a muita gente e que é feita por quem quer fazer acontecer.

Ao longo do tempo, a união desses pontos se tornará a diretriz que você precisa para seguir firme no seu projeto.

3 – Se estruture, organize e parta para a ação

É preciso estar no controle do seu planejamento, desde o estudo do mercado em que você entrará até os processos e custos envolvidos na regularização. Veja a seguir alguns temas importantes pelos quais você deve procurar nessa etapa.

  • Estude muito o solo em que você pisará. Para isso, vale acompanhar o retrospecto de resultados do segmento e fazer um minucioso estudo da sua concorrência, buscando referências, boas práticas e insights que podem ser valiosos;
  • Seu modelo de negócio se encaixa melhor em loja física, virtual ou híbrida? O foco será a venda física ou há espaço para delivery/frete do seu produto ou serviço? Esses e outros questionamentos pertinentes ao seu mercado são importantes para a definição dos pilares do seu planejamento;
  • Planifique ou formalize todo o investimento necessário para executar o seu projeto, levando em conta os gastos envolvidos e a projeção de receitas esperada;
  • Se informe sobre as obrigatoriedades legais e os processos que são mandatórios para você estruturar um negócio regularizado. Alguns exemplos que podem se aplicar: contrato social, registro de pessoa jurídica, documentação pessoal e societária, obtenção de CNPJ junto à Receita, alvará de funcionamento, inscrição estadual, emissão de NF, entre outros.

4 – Mostre ao mundo sua existência e como você pode agregar valor

Existir e ter uma boa ideia acaba sendo pouco para garantir resultados. Marca, comunicação e marketing são rotinas essenciais para que as pessoas que precisam do seu produto saibam que podem contar com você, além de como e quando te encontrar. Confira alguns exemplos:

  • Marcar presença nas redes sociais mais relevantes ao seu segmento;\
  • Construção dos elementos que representam sua marca, desde a identidade visual até o tom de voz que será utilizado nas comunicações e atendimentos;
  • Digitais ou físicos, identifique seus principais pontos de contato com o cliente e estabeleça um diálogo contínuo por meio de campanhas de marketing e ações promocionais;
  • Crie landing pages para a captação de leads e construção de uma base de clientes em potencial.

5 – Conquiste e retenha clientes com meios de pagamento flexíveis

Pouco adianta oferecer um produto/serviço inovador, trabalhar preços competitivos e atender com excelência se na hora de concretizar uma venda o cliente enfrentar dificuldades relacionadas às opções de pagamento.

Um clássico exemplo, que você pode até se identificar, é o de perder uma venda pela falta de limite no cartão de crédito do cliente. Já pensou no quão frustrante pode ser não realizar uma venda depois de todos os esforços aqui citados?

Por isso, tão importante como o pré-venda é o momento do fechamento da venda. Olhe com carinho para esse aspecto do processo.

Lembra das matérias-primas que falamos lá no início? Agora está mais fácil estabelecer a relação, certo?

E seja com as ferramentas que você precisa ou com uma consultoria personalizada para o seu negócio, conte com a Pagolivre para ir cada vez mais longe, mesmo com um novo negócio.

Saiba mais sobre algumas das soluções e produtos que oferecemos para que você comece sua empresa com a liberdade e a tranquilidade que todo empreendedor sonha em ter:

  • Pagamento recorrente e cobrança multifuncional – crédito recorrente, convencional ou boleto recorrente;
  • Marketing digital – confecção de landing pages, criação de campanhas e Indique Digital (programa de indicação no ato de venda ou por meio de QR Code;
  • Antecipação de recebíveis nas modalidades de crédito recorrente e convencional;
  • Controle de inadimplência – régua de impactos que auxilia o processo de cobranças por meio de e-mail, SMS, contato telefônico e repetidas tentativas de débito;
  • Simplifique a conciliação de vendas com o App Joinkey, com o qual você visualiza suas vendas totais, cobrança de taxas, valor líquido a receber, entre outros;
  • Chargeback com equipe especializada no processo de defesa de contestações de compra;
  • Maquininha física para uso no ponto de venda;
  • Links de pagamento via WhatsApp, SMS, QR Code e PDF;
  • Central de Suporte e Atendimento via telefone ou WhatsApp – 7 dias/semana;
  • Integração de informações centralizada no Portal Pagolivre – vendas, transações, parcelas, inadimplência, lançamentos, relatórios e muito mais.

A lista é grande. E para cada necessidade que você pode ter no início de uma empresa, há uma solução da Pagolivre que pode te ajudar.

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Pagamentos | Marketing | Serviços | Financeiro

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